Seu Diagnóstico

Quando realizar o ultrassom do abdome total


O ultrassom abdominal total, também conhecido por ultrassonografia (USG) abdominal total, é um exame indicado para a avaliação morfológica de órgãos abdominais, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga, e também a avaliação dos órgãos localizados na região pélvica.

Os ultrassons usam ondas sonoras de alta frequência para capturar imagens e vídeos do interior do corpo, sendo considerados seguros e indolores, e sendo normalmente indicado como rotina ou para investigar alterações nos órgãos localizados nessa região.

É importante seguir as orientações do médico sobre o preparo do exame, evitando refeições pesadas no dia anterior e ficando em jejum de 6 a 8 horas, pois assim é possível garantir uma boa visualização dos órgãos abdominais.

Para que serve

O ultrassom abdominal total serve para avaliar a morfologia dos órgãos abdominais, como o fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga. Dessa forma, esse exame pode ser indicado nas seguintes situações:

  • Identificar tumores ou massas no abdômen;
  • Detectar a presença de líquido na cavidade abdominal;
  • Identificar uma apendicite;
  • Detectar cálculos na vesícula ou nas vias urinárias;
  • Detectar alterações na anatomia dos órgãos abdominais;
  • Identificar inchaço ou alterações nos órgãos, como acúmulo de líquido, sangue ou pus;
  • Observar lesões nos tecidos e músculos da parede abdominal, como abscessos ou hérnias, por exemplo.

Mesmo que a pessoa não tenha nenhum sinal ou sintoma de alterações abdominais, o médico pode recomendar o ultrassom abdominal como exame de rotina, principalmente em pessoas com mais de 65 anos de idade.